Adicione aqui o texto do seu título

TRILHA DE APRENDIZAGEM

A Importância de Entregar aos Alunos uma Trilha de Aprendizagem

O que eu vou dar na aula de amanhã? Qual professor nunca se perguntou isto, não é?

De fato, preparar aulas e definir quais conteúdos serão dados e quando, representa um tempo enorme gasto pelos professores de inglês. As franquias possuem seu material próprio, mas e as escolas de bandeira branca (independentes) e os professores particulares, como fazem para criar uma jornada de ensino que siga uma lógica e conexão? Não é fácil.

A trilha de aprendizagem ou jornada de aprendizagem pode ser comparadas à uma estrada. Nesta estrada estão os alunos. Muitos de carro, outros de moto, um grupo de ônibus e ainda há os de bike. Aqui e ali aparece um a pé també

O Novo Papel do Professor

Sua missão, como professor, não é mais de transferir conteúdo ou passar conhecimento. O mundo moderno está trazendo novos perfis de estudantes e nosso papel é guiar cada um deles aos seus destinos, do jeito deles. A aprendizagem será cada vez mais digital, com foco em experiência e aquisição de habilidades conectadas às realidades de cada aluno.

Alguns têm como destino 100km à frente, outros 270 e alguns precisam ir até o ponto final da viagem. Cada um tem necessidades e expectativas diferentes e entender cada um destes grupos é vital para que a viagem seja agradável e os deixe em seus pontos. Óbvio que no meio da viagem pode ocorrer um acidente, tempestade ou mesmo um fato que leve algum viajante a ter que descer e voltar ou trocar de meio de transporte. Estas variáveis não estão sob nosso controle enquanto professores de inglês, mas saber que imprevistos podem acontecer nos prepara para termos soluções e programas diversos para atender bem os viajantes.

Trilha de Aprendizagem no Ensino de inglês

No caso do ensino de inglês, a trilha de aprendizagem é definida seguindo a equação Nível de Proficiência Inicial x Nível de Proficiência Desejado x Tempo x Perfil Cognitivo.

O professor Rod Ellis fala que os alunos têm muitas diferenças entre si em termos de aprendizagem, porém, há muitas similaridades e, por vezes, isso não é explorado ou aproveitado. Lembre-se desta dica também ao entender onde seu aluno começa e qual rota ele vai ter.

Atividades extras como filmes, músicas, artigos, jogos, entre outros são bem-vindos e devem ser aplicados alinhados com a trilha de aprendizagem e dentro de uma proporção adequada na carga horária definida do programa.

Concluindo, siga com uma trilha de aprendizagem simples, direta e autêntica sabendo que nosso material didático é um guia, um norte. A vida do aluno é o material mais rico que existe. Vamos cair na estrada com os alunos. Destino: Falar inglês. Let´s go.

contato@avidaemingles.com.br

+55 11 93027-1539